Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Prof.: Joel Medeiros Bezerra
ATIVIDADE AVALIATIVA 1
EXPECATITVA DE RESPOSTA:
1° IDENTIFICAR UM DOS PRINCIPAIS EMPREENDIMENTOS LIGADOS AO DESENVOLVIMENTO EXONÔMICO, ACOMPANHADA DE UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO DO MESMO INSERIDO NO MUNICÍPIO OU REGIÃO.
(30 pontos)
EX.:
SALINA
, MINERAÇÃO, CARCINICULTURA, EXPLORAÇÃO OU PRODUÇÃO DE PETROLEO, ETC. As salinas solares estão presentes no litoral potiguar desde do período colonial, destacando-se pela grande importância na geração de emprego e renda no estado, hoje alçado ao posto de maior produtor de sal do país, responsável por mais de 95% da produção nacional, sendo este um produto essencial ao homem, e indispensável a todos os tipos de vida animal. As salinas constituem-se em grandes ecossistemas protegidos que integram desde microalgas até animais de médio e grande porte, onde cadeias alimentares complexas são encontradas em seu meio ambiente, com uma rica variedade de espécies. As indústrias salineiras potiguares promovem, ainda, a preservação e recuperação de manguezais, estes berçários naturais das variadas espécies marinhas, contribuindo de forma significativa para que o meio ambiente na qual esteja inseridas torne-se cada vez melhor (CIMSAL, 2014). O município de Mossoró está localizado na zona úmida e hipersalina do estuário do Rio Apodi-Mossoró (que corta a cidade), região esta periodicamente inundada durante os períodos de preamar. Fatores climáticos e ambientais favoráveis, como altas taxas de evaporação e baixa precipitação pluviométrica, a caracteriza como uma das importantes regiões salineiras mundiais.
 
2° IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS ATIVIDADES RELACIONADAS AO EMPREENDIMENTO ESCOLHIDO;
(30 pontos)
Figura 1
 –
 Processo de produção do sal. Fonte: CIMSAL, 2014. Figura 2
 –
 Fluxograma do processo produtivo Fonte: Souza et al., 2013. Poderia utilizar de ilustração, fluxograma ou listagem das etapas ou atividades referentes ao respectivo empreendimento.
 
3° COM AUXÍLIO DE TABELA RELACIONAR AS ATIVIDADES LISTADAS, COM SEUS RESPECTIVOS ASPECTOS E IMPACTOS, SEJAM POTENCIAIS E/OU EFETIVOS.
(40 pontos)
É essencial nesta etapa diferenciar os conceitos dos dois termos: ASPECTO e IMPACTO.
Segundo (CARDOSO, 2004), o ASPECTO pode ser definido como “elemento das atividades, produtos e serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente”, já o IMPACTO ambiental como “qualque
r modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades,
produtos ou serviços de uma organização (ação antrópica)”.
 Como exemplo temos:
Atividade Aspecto Impacto
Captação da àgua do mar Alteração da topografia Perda de biodiversidade Captação da àgua do mar Uso de bomba hidráulica Consumo de energia Evaporadores Alteração da qualidade do ar doenças pulmonares, redução da vida útil de automóveis e dos aparelhos eletro-eletrônicos, bem como nas construções em geral Cristalizadores Supressão vegetal (novas áreas) Afugentamento da fauna Cristalizadores Geração de águas mães Descarte de efluente Colheita Aquisição de funcionários para trabalhos manuais e mecanizados Geração de empregos Lavagem Consumo da água Contaminação da água a ser descartada; Estocagem Emissão de poeiras Danos a vida útil das estruturas metálicas e construções Beneficiamento (refino e moagem) Emprego de mão-de-obra Agregação da sociedade local, melhoria do PIB ao município, geração de empregos. Beneficiamento (refino e moagem) Geração de poeiras e ruídos Danos ao sistema respiratório e aparelho auditivo dos trabalhadores envolvidos Embarque (marinho) Modificação das margens dos
cursos d’água
 Perda de biodiversidade Terrestre; Perda do habitat marinho;
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA TODAS AS QUESTÕES
 
Clareza e propriedade no uso da linguagem;
 
Coerência e coesão textual, com uso correto da Língua Portuguesa;
 
Domínio dos conteúdos, evidenciando a compreensão dos temas;
 
Coerência no desenvolvimento das ideias.
of 3